Moda consciente: como evitar desperdícios na hora das compras

DELIRIOS-DE-CONSUMO-DE

Se você adora investir em peças versáteis, que funcionam em diversos looks e que possuem um ótimo custo × benefício, esse post é a sua cara.

A maioria das pessoas – em especial as mulheres – compra muita coisa por impulso. Ou seja, não consegue separar o que é realmente necessário, daquilo que é um desejo, uma tendência ou uma vontade passageira.

Isso acaba gerando dois grandes problemas: gastos desnecessários e um armário lotado de peças supérfluas. A boa notícia? É possível mudar esse cenário, evitando desperdícios e exercitando a compra consciente.

  • Faça uma lista
    Anote tudo que você deseja comprar nos próximos meses. Faça uma wishlist completíssima! Não esqueça daquelas peças que a gente só compra por necessidade, como as meias.
  • Refaça a lista
    Depois de finalizar a lista, releia e exclua tudo que considerar desnecessário ou dispensável. Pense na urgência de cada item: eu realmente preciso disso? Tenho que comprar agora? Vou usar mais de uma vez? Enfim, isso vai fazer a sua lista diminuir muito, ficando apenas os itens indispensáveis.
  • Estabeleça uma meta
    A meta pode ser pelo valor mensal que você deseja gastar, pelo número de coisas que você irá comprar no mês, ou até mesmo, pelo quando você quer economizar. Isso vai ajudar na hora de você decidir se compra, ou não, determinado item ou se vale a pena gastar tudo aquilo com ele.
  • Qualidade é melhor que quantidade
    Não saia feito louca comprando tudo que está na lista. Lembre-se: você não está em uma competição de velocidade… portanto, quem completar a lista não é o vencedor. Muito pelo contrário, comprar por impulso pode ser pior do que não comprar. Escolha cada peça com cuidado. Experimente, peça opiniões, pense, repense e, só depois de ter certeza, faça a compra. Só assim sua compra terá sido 100% consciente.

Eu sei que não é fácil ter que abrir mão de algumas coisas, principalmente se você é consumista como eu, mas acredite: vale a pena! Aos poucos esse processo vai se tornando natural e você vai mudando a sua forma de comprar.

Se você gostou do post, compartilhe. E se você já é um consumidor consciente, compartilhe sua experiência aqui nos comentários.

Até o próximo post. 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Moda consciente: como evitar desperdícios na hora das compras

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s