Férias pra que te quero: etiqueta para ser um bom hóspede e um bom anfitrião

capa-post-blog-clubedabru

E não é que chegou Janeiro! E sabe o que ele trouxe pra mim? As merecidas férias. #aplausosporfavor Aproveitando esse clima de ‘pernas pro ar’, o post de hoje traz algumas dicas para quem vai se hospedar ou receber alguém em casa.

Conviver com pessoas com hábitos e costumes diferentes dos nossos, não é tarefa fácil. E se for por um longo período de tempo, aí complica mais ainda. Por isso, é fundamental que todo mundo conheça algumas regrinhas básicas de boas maneiras.

5 dicas para ser um bom hóspede

  1. Já diz o ditado: visita boa é visita rápida. E vai dizer que não é verdade? Ficar longos períodos hospedado na casa de alguém, acaba atrapalhando a rotina do anfitrião. Uma visita de 3 a 4 dias é suficiente para a estadia ser prazerosa para todo mundo.
  2. Não chegue de mãos vazias: seja simpático e leve um “mimo” para os donos da casa. Não precisa ser nada elaborado, apenas algo que demonstre que você se importou com eles.
  3. Colabore: proponha-se a contribuir nas compras e nas despesas da casa. Aproveite também para ser prestativo e se ofereça para ajudar nas tarefas domésticas. E não se esqueça de manter suas coisas sempre em ordem.
  4. Não confunda a casa do seu anfitrião com um hotel. Não combine nada com outras pessoas no local e muito menos apareça com um estranho para o jantar. Faça seus programas particulares fora de lá.
  5. Oriente as crianças: combine com seus filhos como deve ser o comportamento. Não deixe que eles destruam a casa do anfitrião, mesmo que este anfitrião seja a sua mãe, o seu irmão, ou um parente bem próximo.

5 dicas para ser um bom anfitrião

  1. Escolha bem as visitas: receber alguém por educação pode gerar grandes desconfortos. O hóspede deve ser recebido sempre com boa vontade. Se, por algum motivo, o momento não for oportuno, melhor não convidar.
  2. Prepare sua casa: antes de convidar alguém para se hospedar em sua casa, confirme se você tem cama, cobertores, lençóis, comida, e espaço suficiente para hospedar alguém. Lembre-se de verificar se há materiais extras de higiene pessoal nos banheiros.
  3. Diversão garantida: fazer uma programação de atividades não é obrigatório, mas é muito legal. Caso ele ainda não conheça, mostre os pontos turísticos, os restaurantes ou os barzinhos da cidade.
  4. Um cuidado a mais: antes de ir dormir, pergunte aos seus hóspedes se eles desejam tomar ou comer alguma coisa. Para facilitar, deixe um lanche preparado na cozinha e uma garrafa com água mineral e copos limpos no quarto do hóspede.
  5. Paciência é uma virtude: não é fácil ter pessoas hospedadas em casa, mas ficar irritado não ajuda em nada. Por isso, tente ser sempre gentil e não demonstrar o seu descontentamento.

Com essas dicas vai ficar mais fácil aproveitar as férias, né? Aproveite para compartilhar esse post com todo mundo.

Se você gostou das dicas e ser avisado sempre que um post novo entrar no ar, siga o blog (é só clicar no botão “Seguir” aqui do lado). Assim, quando surgir uma novidade por aqui você será um dos primeiros a saber.

Até mais. 🙂

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s