Afinal, o que faz um publicitário?

Muita gente, principalmente as mais velhas, me pergunta: o que exatamente faz um publicitário? Como eu já respondi isso uma centena de vezes, pensei que falar um pouco mais sobre a minha profissão daria um post interessante.

Para quem ainda não sabia, eu sou formada em Publicidade e Propaganda há 6 anos e já estou nesse mercado desde 2008. Desde o primeiro dia de aula eu tinha certeza que fiz a escolha certa. Sou apaixonada pela profissão e pelas loucuras que só essa área pode proporcionar.

Mas, afinal, o que faz um publicitário?duvida_blog_clubedabru

Um pouco de tudo, tipo Bombril, sabe?! Caaaaaalma, eu já vou explicar. A publicidade é uma profissão muito versátil e que se desdobra por diversos caminhos diferentes. Eu, por exemplo, segui a área de redação. Mas, existem ainda: direção de arte, produção, planejamento, atendimento, mídia, e por aí vai… No decorrer do curso você vai descobrindo em qual delas tem mais aptidão e em qual quer fazer história.

De modo geral, os publicitários são os responsáveis por divulgar produtos e serviços, tornando a marca dos seus clientes conhecida e reconhecida no mercado.

Certa vez, ouvi uma definição curiosa para essa profissão. Era assim: “o publicitário é a combinação do artista com o vendedor”. E não é que faz sentido! Artista porque temos que encantar, arrancar suspiros, emocionar e fazer a marca ser lembrada pelo público. E vendedor porque, no final das contas, o que realmente importa é ver os produtos saindo das prateleiras. Pagar as contas é preciso! Hahahaha

Um publicitário precisa ser criativo, curioso, ter foco e estar sempre atualizado. Ele precisa saber um pouco de tudo e não pode desligar nunca. E, quando eu falo nunca, é nunca mesmo! Às vezes, é preciso criar uma campanha inteira em 2 horas ou ter uma ideia genial em 15 minutos.

“Urgente”, “pra ontem” e “o cliente quer opções” são coisas muito comuns no dia a dia de um publicitário, e não adianta chorar… Até porque, eu não tive nenhuma mega ideia chorando. Rindo talvez, chorando nunca.

Ser publicitário é uma profissão bipolar, que uma hora você ama e na outra quer largar a todo custo. Mas, no final, todo publicitário sabe que não pode viver sem sua dose diária de publicidade.

Para finalizar, vou deixar um texto escrito por Victor Alex Lymberopoulos que resume bem o que é ser publicitário:

O que é ser um Publicitário?

Sua vida muda, igual tudo no mundo. Ela será resumida em AP/DP (Antes da Publicidade/Depois da Publicidade)

Você deixará de ver um filme comum e começará a ver posicionamento de câmeras, zoom in, zoom out. Irá aguardar ansiosamente pelo comercial na televisão, pois é a parte mais divertida.

Andar pelas ruas nunca será tão desesperador, pois verás cartazes bons e ruins, outdoors criativos e desanimadores. Sua cabeça irá funcionar 24 horas por dia, pois seu cérebro sempre estará associando o ambiente a suas necessidades do trabalho.

Viver como um publicitário não é fácil, pois fácil é se autodenominar um. Fácil é viver por trás das câmeras e outdoors. É viver sem saber o motivo pelo qual se vive. Mas nem sempre o fácil te excita, ou te fascina.

Fascinação é saber que mesmo após apagar as luzes do escritório, sua mente permanecerá ligada. Fascinação é transformar o trabalho em diversão, e a diversão em trabalho. Excitante é conseguir a conta de um novo cliente e ir comemorar bebendo, pois é de lá que poderá sair a tal ideia genial para um case de sucesso.

Ser publicitário é isso. Se desvendar a cada dia e tratá-lo como se fosse à única chance.

Um brinde a quem ama o que faz.

Um brinde a quem une a criatividade com a sabedoria.

Anúncios

Um comentário sobre “Afinal, o que faz um publicitário?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s